Quem sou eu?

Minha foto
Programa Reabilitar e Integrar Possui ações específicas relacionadas a Reabilitação do Assoalho Pélvico Feminino 1-O Grupo de Reabilitação do Assoalho Pélvico e Disfunção Sexual(GRAPEDIS) é fruto e a expansão do projeto de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) intitulado “Atendimento Fisioterapêutico na Incontinência Urinária” em parceria com uma Maternidade Pública do município de Florianópolis/SC. 2- Grupo de Manutenção da Continência Urinária: onde realizamos os exercícios do Livro Educação perineal Progressiva e trabalhamos em forma de dinâmicas educativas em grupo EDUCAÇÃO EM SAÚDE E INCONTINÊNCIA URINÁRIA Estaremos neste espaço divulgando nossas atividades!

Histórico


O Programa de Extensão REABILITAR E INTEGRAR possui ações de extensão com o objetivo maior de Reabilitar o Assoalho Pélvico Feminino. Tal programa se constitui na expansão do projeto de extensão “Atendimento Fisioterapêutico na Incontinência Urinária” criado em 2003 com vigência até 2011. O programa  REABILITAR E INTEGRAR possui relevância por duas vertentes: primeiro, a responsabilidade social por proporcionar a possibilidade de um tratamento conservador para incontinência urinária e disfunção sexual à inúmeras pacientes que não teriam acesso à Fisioterapia e, segundo, o aprimoramento profissional atingido pela oportunidade de atuar em um local diferenciado e integrado a uma equipe multidisciplinar, dentro de uma Instituição que é referência em Saúde da Mulher dentro do Estado de Santa Catarina.Tais mulheres são usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e encaminhadas ao Ambulatório de Fisioterapia da Maternidade Carmela Dutra por médicos uroginecologistas da mesma instituição. Possui suas ações nos períodos matutino e vespertino, coincidindo com o horário de atendimento ao público externo do ambulatório médico da Maternidade. 
Cronologia:
2003 - Criação do Projeto: O projeto foi iniciado com a coordenação da Profa. Dra. Soraia Cristina Tonon da Luz e com a participação da Profa. Msc. Mirella Dias. As primeiras bolsistas do projeto foram: Mariana Veras Coan e Tuany Pereira Maria Puhlmann, as quais são autoras do Livro EPP.
2004 - 2006 - A professora: Msc. Gesilani Júlia da Silva Honório se incorpora ao projeto e as acadêmicas: Ana Paula Kruger e Janeisa Frank Virtuoso assumiram as atividades discentes do projeto. Com a formação desse grupo a obra Educação Perineal Progressiva foi finalizada.
Durante esses 8 anos de execução do projeto muitas acadêmicas do curso de fisioterapia da UDESC passaram por essa vivência prática de atendimento comunitário.  Hoje são profissionais formadas, mestrandas e doutorandas dos cursos de pós-graduação e atuantes na área de Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia.

2011 - Expansão do Projeto de extensão “Atendimento Fisioterapêutico na Incontinência Urinária” criado em 2003 para o Programa REABILITAR E INTEGRAR
2012- Equipe atual de execução do projeto:
Professoras:
- Profa. Dra. Soraia Cristina Tonon da Luz, Coordenadora do Projeto (CEFID/UDESC).
- Profa.Dra. Clarrisa Medeiros da Luz, Professora participante (CEFID/UDESC).
- Profa. Dnda. Gesilani Júlia da Silva Honório, Professora participante (CEFID/UDESC).

 Acadêmicas de Fisioterapia:
- Alice Henrique dos Santos, Bolsista, Acadêmica de Fisioterapia (CEFID/UDESC).
- Marília Cavalli de Oliveira, Bolsista,Acadêmica de Fisioterapia (CEFID/UDESC).
- Karla Thayse Kaestner, Bolsista,Acadêmica de Fisioterapia (CEFID/UDESC).
- Ana Carina Coan, Acadêmica de Fisioterapia (CEFID/UDESC).
- Thaís A. M. Conceição, Acadêmica de Fisioterapia (CEFID/UDESC).
- Júlia Deitos, Acadêmica de Fisioterapia (CEFID/UDESC).
- Fernanda Figueiredo, Acadêmica de Fisioterapia (CEFID/UDESC).
- Ana Paula Queiroz, Acadêmica de Fisioterapia (CEFID/UDESC).




Doutoranda:
Janeisa Frank Virtuoso (CEFID/UDESC).