Quem sou eu?

Minha foto
Programa Reabilitar e Integrar Possui ações específicas relacionadas a Reabilitação do Assoalho Pélvico Feminino 1-O Grupo de Reabilitação do Assoalho Pélvico e Disfunção Sexual(GRAPEDIS) é fruto e a expansão do projeto de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) intitulado “Atendimento Fisioterapêutico na Incontinência Urinária” em parceria com uma Maternidade Pública do município de Florianópolis/SC. 2- Grupo de Manutenção da Continência Urinária: onde realizamos os exercícios do Livro Educação perineal Progressiva e trabalhamos em forma de dinâmicas educativas em grupo EDUCAÇÃO EM SAÚDE E INCONTINÊNCIA URINÁRIA Estaremos neste espaço divulgando nossas atividades!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sinopse do Livro Educação Perineal Progressiva

Nosso principal objetivo com essa obra é a informação e conscientização das mulheres e profissionais da saúde que trabalham na área da Uroginecologia e Obstetrícia quanto à necessidade do conhecimento funcional do assoalho pélvico para a prevenção e/ou tratamento de suas disfunções. A Educação Perineal Progressiva – E.P.P. tem como objetivo preparar e fortalecer o assoalho pélvico desde o reconhecimento dessa musculatura até a realização de exercícios funcionais aos esforços. Esse crescente nível de complexidade permite ao fisioterapeuta juntamente com a mulher em atendimento, identificarem o momento de finalizar uma série de exercícios e partir para a etapa seguinte. Esta obra contempla de forma introdutória a anatomia e fisiologia do assoalho pélvico, um modelo de ficha de avaliação fisioterapêutica utilizada em nosso serviço, a dinâmica ventilatória e pélvica, o objetivo de cada fase da E.P.P, sua progressão, além de um manual fotográfico com a descrição de cada exercício. Enfatiza-se o “despertar do períneo” na busca da máxima potencialidade da mulher para esta região de seu corpo, para que a mesma possa usufruir de uma ótima qualidade de vida nas esferas: física, psíquica e sexual.

Um comentário:

  1. Meninas adorei o trabalho de vc's. Eu trabalho com fisioterpia uroginecológica e acho que vou usar algumas dinâmicas do livro.

    Grande abraço.

    josi

    ResponderExcluir